Curso Fotografia de Nu Artístico em Presidente Prudente

curso nu artístico

Provavelmente essa será a última realização do ano de 2017. Ministrar o curso de fotografia de nu artístico aqui na Oficina Cultural de Presidente Prudente sempre foi um sonho. O projeto foi enviado várias vezes nesses 10 anos que ministro aulas no projeto e agora foi aprovado. E melhor. É um curso de 20 horas de duração (bem mais extenso do que os cursos dos últimos anos) e totalmente gratuito. Agora, por conta das últimas mudanças nas políticas da Oficina Cultural, também temos à disposição a estrutura do Centro Cultural Matarazzo. Por um lado perdemos e por outro ganhamos.

O tema do curso é:A fotografia e o nu – elementos para utilização como expressão artística. E é isso mesmo que vamos realizar, um curso de nu artístico para projetos de ensaios fotográficos e fine art. Não trataremos de fotografia sensual comercial, apenas o artístico. O curso de nu artístico será dividido em 4 partes distintas.

A primeira delas é uma explanação teórica sobre a fotografia de nu artístico. O que a define entre tantos tipos de fotografia de nu, quais equipamentos utilizamos, tipos de luz, como escolher o modelo (a) para o projeto, como construir o planejamento necessário, a estética, composição e a direção de modelos.

A segunda parte do curso é dedicada a como encaixar a fotografia de nu em um projeto verdadeiramente artístico. Fotografar uma pessoa meramente sem roupa não classifica a sua imagem como sendo um objeto artístico. Então vamos classificar os nossos ensaios dentro de três categorias: as meramente estéticas, os ensaios fotográficos e a fotografia fine art (utilizaremos para isso a definição da Danny Bittencourt sofre fotografia fine art).

A terceira parte de nosso curso vai ser dedicado à fotografia na prática. Teremos uma modelo a disposição e essa parte prática terá dois momentos. O primeiro momento é um ensaio externo executado e dirigido por mim onde os alunos terão a oportunidade de ver como eu trabalho, como eu dirijo a modelo e como eu uso as principais fontes de luz que mais gosto. O segundo momento é dedicado á fotografia dos alunos e dos pequenos projetos que eles serão levados a desenvolver.

Por fim, a quarta parte do curso é voltada para seleção das imagens (curadoria) que foram executadas na aula prática e uma pequena mostra de edição de imagens no programa Adobe Photoshop Lightroom.

O curso vai se realizar nos dias 02, 09 e 10 de dezembro de 2017 no Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente. Teremos 20 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas através do e-mail oficinasculturaispp@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *