Pular para o conteúdo

Lexar volta ao mercado com cartão SD de 1TB

Antes de falar desse cartão da Lexar, apenas uma pequena introdução. Uma coisa não vai mudar dentro da fotografia digital (e acho que em todos os aspectos dos arquivos digitais): sempre vamos precisar de mais espaço de armazenamento. Quando comprei minha primeira câmera digital, uma Sony Mavica, a unidade de armazenamento era um disquete de 1MB. Com essa mídia era possível armazenar 11 fotos. Já era uma coisa incrível, e para uma saidinha era necessário apenas uma caixa de disquetes. Depois dessa câmera comprei uma Sony Cybershot P71 e a necessidade de um cartão de memória de 256MB se tornou real. Me lembro como foi incrível saber que em um cartão de memória tão pequeno eu poderia armazenar a incrível quantidade de 256MB de informação.

O tempo passou, as câmeras cresceram em tamanho, os cartões diminuíram de tamanho físico, mas aumentaram em capacidade, e a resolução dos arquivos se tornou monstruosa. Hoje eu quero cada vez mais cartões de 32GB para os vários megapixels das câmeras, mas as necessidades continuam crescendo. As pessoas querem fazer vídeos em 4K e 8K, e isso requer um grande espaço de armazenamento. A boa notícia é que a industria de cartões de memória está preparada para essa realidade e a quantidade de novos e variados cartões de memória lançados no mercado é muito grande.

A Lexar, uma das empresas do ramo, acaba de divulgar o lançamento do primeiro cartão SDXC com 1TB de armazenamento. A Sandisk anunciou um cartão com essa capacidade em 2016, mas ele nunca chegou ao mercado. A Lexar anunciou e já colocou à venda o novo cartão. O Lexar 1TB 633x SDXC UHS-I possui velocidade de leitura de 95MB/s e velocidade de gravação de vídeo em V30 (30MB/s). Na realidade, não fiquei impressionado com as velocidades, pois existem cartões no mercado mais rápidos. Mas, é suficiente para filmagens em 4K e para todo o tipo de trabalho fotográfico.

O interessante é que, agora, esse é o único cartão de memória que a Lexar tem no mercado. Em 2017 a Micron, empresa controladora da marca, havia anunciado o fechamento da marca, e logo depois vendeu a empresa para a chinesa Longsys. No final de 2018 a nova controladora anunciou a volta da Lexar ao mercado de cartões de memória e esse é o primeiro lançamento dessa nova empreitada.

O Lexar 1TB SDXC tem um preço de varejo sugerido de US$ 500,00 (uia), mas já está anunciado na página da B&H por US$ 400,00. Um alto investimento, mas uma solução para quem precisa de agilidade e alto poder de armazenamento.

1 comentário em “Lexar volta ao mercado com cartão SD de 1TB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.