Pular para o conteúdo

Marilyn Monroe – folha de contato do último ensaio aparece no e-bay

Marilyn Monroe foi uma das grandes celebridades do século XX. Ela foi atriz, cantora e modelo com uma trajetória tão impactante que até hoje ela é reconhecida em fotos e filmes. Considerada a mulher mais sexy de seu tempo (e alguns afirmam que ela mantém esse título até hoje), ela povoou o imaginário de cidadãos comuns, celebridades e até de Presidentes. Mas, a estrela teve um fim triste. Em 5 de agosto de 1962 ela foi encontrada morta. A culpa pelo fim de sua vida foi uma overdose de barbitúricos. Uma vida rápida, que queimou intensamente e deixou sua marca na cultura pop.

Porém, seis semanas antes de sua morte, a estrela concedeu ao fotógrafo Bert Stern a honra de fotografar um ensaio fotográfico com ela. Ninguém sabia isso nesse momento, mas esse seria o último ensaio fotográfico de Marilyn. Modelo e fotógrafo ficaram trancados em uma casa de praia por 3 dias e Bert Stern conseguiu fazer o que queria com a atriz, já que ela estava extremamente receptiva. Foram fotos de moda, retratos e fotos de nudez da mulher mais sexy do mundo. O ensaio rendeu um total de 2500 fotos (o que na época do filme não era pouca coisa) e esse material foi editado em folhas de contato.

E o que é uma folha de contato? Na época do filme, pegávamos o rolo de negativo de 36 fotos, cortávamos para que todos fossem colocados sobre uma unica folha de papel fotográfico. Depois jogamos luz para que o papel fosse sensibilizado e revelamos essa folha. O resultado é que todas as imagens de um rolo inteiro estavam em uma única folha. Essas imagens eram analisadas com uma lupa e nessa mesma folha eram selecionadas fotos para ampliação, descartadas as fotos que não seriam ampliadas ou feitos comentários sobre alguma necessidade na hora da ampliação daquela foto, como dar um pouco mais de tempo na bandeja de químicos para melhorar a exposição. Tudo isso que era feito manualmente nessa época, hoje fazemos no modulo Biblioteca do Lightroom. A tecnologia evolui, mas algumas práticas continuam as mesmas.

O ensaio de Bert Stern teve o valor aumentado de maneira absurda depois da morte da atriz. Cópias em papel foram vendidas por preços exorbitantes, os negativos originais também alcançaram um valor muito alto. Foram feitas exposições e livros foram publicados. E até hoje essa história magnífica rende ótimos textos em sites especializados. Eu mesmo gosto de usar várias dessas fotos em minhas aulas de fotografia.

Pois bem, tendo como base essa introdução, fica mais fácil de explicar que uma das folhas de contato do ensaio de Marilyn, que foi batizado pelo fotógrafo de  "The Last Sitting", acaba de aparecer para venda no site de leilões e-bay. A folha tem 76 x 99,7cm e o vendedor afirma que está em ótimas condições, tirando as marcas de manuseio. O vendedor também afirma que a foto esteve guardada em uma estação de armazenamento adequada pelos últimos 40 anos.

O preço de venda para arremate é de US$ 195 mil, as os interessados podem fazer lances para o produto e solicitar uma visualização particular do produto. O valor pode parecer alto, mas já vimos outras fotos histórias terem um valor parecido e até mais alto. De qualquer forma, esse ainda continua sendo uma das grandes histórias da fotografia mundial.

Fonte: Dpreview

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.