Pular para o conteúdo

Samsung do Brasil desmascarada no twitter

Acho que vivemos em uma época muito bacana para desmascarar algumas desonestidades na internet. Cada vez mais as pessoas estão conectadas. Os smartphones permitiram que até as pessoas mais humildes tivessem acesso à internet. Nesse cenário, utilizar fotos de outra pessoa como se fossem suas é brincar com a sorte e com o perigo de ser descoberto. Foi o que a Samsung do Brasil aprendeu de forma amarga na semana passada.

A empresa fez uma postagem falando das maravilhas do foco dinâmico da câmera do Samsung Galaxy A8.  A foto que ilustrava a propaganda mostrava um casal sorridente olhando para a câmera. Algum tempo depois, o usuário do twitter feliperas fez um post questionando a veracidade da afirmação da empresa, sobre a foto ter sido feita com a câmera do celular. A conta da Samsung respondeu que foi sim, e que a foto era lindona. Logo em seguida o Felipe respondeu com um print da foto que estava a venda no Getty Images, um famoso banco de imagem da internet. Veja a treta nos prints abaixo.

O legal é que, acompanhando os twittes do Felipe ele coloca outra ocasião em que a empresa utilizou foto de bancos de imagens para fazer propaganda dos atributos da câmera frontal do seu aparelho celular. O ocorrido foi tão engraçado que foi compartilhado mais de 4 mil vezes e acabou chegando até os blogs americanos de fotografia, como o DIYPhotography.

Eu também compartilhei a mensagem, marquei a Samsung do Brasil e eles me mandaram a seguinte resposta no Twitter.

Desculpe Samsung, mas isso anula sim a credibilidade em sua propaganda. Sei que produzir peças publicitárias de seu produto para as redes sociais não deve ser uma prioridade. Tem que pagar agência, contratar modelos, produtores, maquiadores e tudo o mais que uma sessão fotográfica de publicidade exige, mas utilizar fotos de outras pessoas como se fossem feitas pelo seu smartphone é um pouco desonesto. Do jeito que está a postagem vocês me fazem acreditar que a foto foi feita pelo seu equipamento.

Isso nos lembra do caso de 2016 onde a Huawei fez propaganda da câmera com lentes Leica do modelo P9 utilizando fotos feitas com uma 5D Mark III. Felizmente, para o consumidor, esse tipo de marmotagem é muito fácil de descobrir na atualidade. Você pode até utilizar a foto de outra pessoa em seu produto, mas cedo ou tarde alguém vai descobrir e te desmascarar nas redes sociais.

2 comentários sobre “Samsung do Brasil desmascarada no twitter

  1. Pingback: Câmara Escura #020 – Nikon Mirrorless Full Frame e a lerdeza do Ligthroom - Gilson Lorenti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.