Pular para o conteúdo

Todo Hipster é igual? Parece que sim

Eu sou completamente alheio ao mundo hipster. O que vejo muito são piadas e memes, e algumas atitudes sérias dessa galera que parecem piada ou memes. Sim, fora da bolha hipster ninguém leva eles a sério e, sinceramente, não vejo problema em a pessoa viver a sua vida da maneira que ela quiser, desde que não torre a paciência das pessoas em seu entorno. Mas, uma coisa temos que admitir. O hipster é uma criatura peculiar quanto à sua aparência. Se você viu um, então já viu todos. Isso pode ser uma afirmação ofensiva? Pode ser, já que os guerreiros da justiça social acham que tudo pode ser passível de ofensa, mas nesse caso temos uma pesquisa científica que mostra esse fato.

Em 28 de fevereiro, o periótico científico MIT Technology Review publicou um texto muito interessante intitulado “O efeito moderno: Por que os anticonformistas sempre acabam parecendo iguais?”. É um trabalho de antropologia cultural, que tenta mostrar que a galera do grupo hipster, que se classificam como anticonformistas, acabam desenvolvendo uma estética muito parecida, ficando visualmente iguais. Quem conhece um hipster sabe que isso é a mais absoluta verdade.

A publicação é um resumo de um trabalho de pesquisa realizado na Universidade de Brandeis e foi ilustrado por uma foto que exemplifica a estética do referido grupo de pesquisa. A foto mostra um rapaz de camisa xadrez e um gorro. Logo depois que o texto foi publicado, o editor chefe da publicação, Gideon Lichfield, recebeu um e-mail raivoso da pessoa que estava na foto. Ela tinha ficado ofendida por ser chamada de hipster. Veja as palavras do editor.

“Nós prontamente recebemos um e-mail furioso de um homem que disse que ele era o cara da foto que acompanhava a história. Ele nos acusou de caluniá-lo, supostamente ao sugerir que ele era um hipster, e de usar a foto sem sua permissão. (Ele não foi muito elogioso sobre a história, também.)" Abaixo temos a foto que foi publicada junto com a pesquisa.

Embed from Getty Images

Porém, é aqui que a coisa fica muito engraçada. Gideon foi avaliar a reclamação. Estava muito curioso em ver a foto, pois todas as imagens utilizadas na publicação são compradas do Getty Images que, geralmente, possui todos os direitos de venda e publicação das imagens. Nesse momento veio a grande revelação. A foto que estampava a publicação não mostrava o rapaz que estava reclamando. Era de alguém muito parecido com ele.

Nas palavras de Gideon Lichfield: “Getty verificou o lançamento do modelo e nos deu a notícia: o cara que reclamou não era nem o cara da foto. Ele se identificou errado ”. Ou seja, a pessoa se reconheceu em uma foto que nem era ele. Mais uma prova de que realmente todo hipster é igual.

Fonte: DIY

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.